Guia do Paciente
Introdução.
O propósito deste manual é fornecer informações sobre a ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL ( Prótese de quadril). Isso irá esclarecer o motivo pelo qual sua articulação será operada, como se preparar para o procedimento, o que acontecerá com você durante o internamento hospitalar e os cuidados que precisará ter antes de deixar o hospital, bem como as mudanças que irão ocorrer no seu estilo de vida.
A Articulação do Quadril.
As articulações são áreas de conexão ósseas onde ocorrem os movimentos entre eles. A articulação do quadril foi desenhada para suporte de peso. Esta é a maior articulação do tipo bola – soquete do corpo humano e possui grande força e estabilidade. Os dois ossos que a compõem são o fêmur (bola) e a pelve, através do acetábulo (soquete) e estes são revestidos por cartilagens e lubrificados pelo líquido sinovial, permitindo um perfeito movimento em todos os planos anatômicos (Ver figura).
O quadril é mantido de forma segura quando a cabeça femoral se encaixa profundamente no acetábulo, auxiliados por músculos , tendões e ligamentos fortes e resistentes.
Indicações para a Cirurgia .
As indicações para a substituição da articulação podem ser dor intensa, perda dos movimentos articulares ou deformidade articular. Os sintomas podem resultar de osteoartrite, artrite reumatóide, traumas, defeitos ao nascimento ou outras condições médicas. Para a dor não intensa , tolerável e que não interfere na sua vida diária você, junto com seu médico, podem optar pelo tratamento não cirúrgico.
Osteoartrite, também chamada “desgaste articular” ou doença degenerativa articular, desenvolve-se como um processo natural que resulta do tempo e uso normal da articulação. Esta é a causa mais comum para a artroplastia total do quadril. Osteoartrite também pode se desenvolver como sequela de fratura do quadril ou trauma pélvico. Os sintomas mais comuns de osteoartrite são dor, diminuição dos movimentos articulares e edema articular oriundos do desgaste progressivo da cartilagem, encurtamento do membro inferior afetado .
Artrite reumatóide é uma desordem do tecido conjuntivo que compõe a cobertura articular, na qual a superfície articular sofre erosões e hiper crescimento ósseo. Essas causas destrutivas alteram a articulação do quadril, limitando o movimento e causando deformidade e dor.
Cirurgia de Artroplastia Total do Quadril
Durante a cirurgia, a parte danificada do seu quadril será removida e substituída por uma “articulação” artificial chamada de componentes das próteses. Seu cirurgião escolherá os melhores componentes para você. A figura 3 mostra os componentes e o local onde eles serão implantados. (VER PÁGINA INICIAL)
Preparando você e sua residência antes da cirurgia
Antes da sua cirurgia reveja o Manual que lhe foi fornecido e converse com seu médico sobre os seguintes tópicos:
- Quando você será admitido no Hospital
- Sobre o procedimento cirúrgico
- Indicações para a cirurgia
- Riscos da cirurgia
- Medicamentos que você poderá ou não tomar antes do procedimento
- Alguma alergia ou reações que tenha tido com algum medicamento.
- O que você pode esperar antes da cirurgia
- O que você pode esperar após a cirurgia, bem como o plano de recuperação funcional
- Suas preocupações sociais e sexuais a respeito da cirurgia
- O que você poderá fazer para a sua recuperação em casa
Planos para a recuperação em casa
O processo de recuperação é gradual e leva um tempo após a cirurgia. Planeje antes da entrada no hospital o seu retorno pra casa :
- Pergunte para seus filhos, cônjuges ou vizinhos se eles poderão ajudá-lo (a) por uma ou duas semanas após a alta hospitalar. Não é aconselhável permanecer sozinho por mais de uma ou duas horas durante o período de recuperação precoce.
- Se você pretende ter os cuidados através de HOME CARE, ou assistência particular em casa, selecione o serviço antes da sua hospitalização. Seu plano de saúde poderá ajudar a disponibilizar este tipo de assistência. Consulte seu plano de saúde para maiores informações.
- Planeje um afastamento temporário das suas funções.
- Planeje deixar sua casa em ordem antes da cirurgia de forma que não precise arrumá-la ao voltar.
- Remova tapetes e outros obstáculos que possam causar tropeços .
- Se possível, organize seu quarto de forma a permitir espaço extra para deitar e levantar da sua cama quando estiver usando muletas ou andador
- Coloque uma cadeira resistente, com braços e não reclinável em seu quarto próximo a uma mesa com revistas, controle remoto, telefone( de preferência sem fio) , alguns objetos para seu hobby, bem como outros itens que você queira alcançar. A cadeira deve ser alta o suficiente para que seus joelhos fiquem abaixo de sua cintura e seus pés toquem o chão enquanto estiver sentado ( 90 graus de flexão do quadril). Sentar em cadeira baixa demais pode causar luxação da sua nova prótese.
- Reorganize sua cozinha de forma que você possa alcançar facilmente os objetos mais frequentemente Coloque-os em lugares convenientes para que não precise abaixar-se para alcançá-los.
- Para facilitar as refeições, prepare e congele antecipadamente.
- Você poderá receber qualquer tipo de visita que desejar durante a sua recuperação.
- NÃO USE QUALQUER MEDICAMENTO QUE CONTENHA ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO (AAS) POR 7 DIAS ANTES DA CIRURGIA. DA MESMA FORMA, QUALQUER MEDICAMENTO ANTICOAGULANTE, INFORME AO SEU MÉDICO ASSISTENTE.
O que trazer para o hospital?
Deixe os objetos de valores pessoais (como jóias) em casa. Traga os seguintes itens ao hospital:
- Sapatos confortáveis e antiderrapantes com elásticos ou velcro a fim de evitar que você se abaixe para atacá-los
- Sua bengala, andador ou muletas ou qualquer objeto que use para auxiliar a deambulação.
- Roupas leves de uso diário e folgadas (como vestidos, roupão e calças de prática esportiva) com bolsos para carregar alguns itens; roupas apertadas nas coxas não são recomendáveis após a cirurgia.
- Uma pochete para carregar pequenos objetos.
- Objetos pessoais como perfumaria e higiene pessoal, livros, revistas e celular.
- Uma lista com os remédios atuais que está tomando.
O dia antes da cirurgia
Siga as instruções a respeito do dia que antecede a sua cirurgia
- Respeite as 8 horas de jejum ( inclusive água e outros líquidos). Seu estômago deve estar vazio antes de receber a anestesia. Isso ajudará a prevenir náuseas, vômitos e outras complicações durante e após a anestesia.
- Tome um bom e demorado banho na manhã ou noite que antecede a cirurgia. Isso ajuda a diminuir a quantidade de bactérias na pele e reduz o risco de infecção após a cirurgia
O dia da Cirurgia.
Siga estas instruções no dia da admissão hospitalar para a cirurgia
- Não use maquiagem. Isso ajudará a diminuir a quantidade de bactérias em sua pele e pode reduzir o risco de infecção após a cirurgia
- Tome apenas as medicações indicadas pelo seu médico assistente na manhã da cirurgia
- Uma punção venosa periférica pode ser instalada para administração de soro ou alguma medicação intravenosa
Antes de ir a sala cirúrgica
- Remova todas as jóias, incluindo anéis, lentes de contato e esmalte de unhas .
- Você poderá usar seus óculos, aparelhos auditivos ou próteses dentárias se desejar. No entanto, seu médico assistente irá ajudá-lo a removê-los na área cirúrgica antes do seu procedimento. Tais objetos serão devolvidos imediatamente após o procedimento.
- Seu quadril será preparado para a cirurgia através da tricotomia (retirada dos pelos) e lavado.
- O médico anestesiologista poderá conversar com você sobre o tipo de anestesia a ser administrada.
- O seu quadril será marcado com uma caneta marcadora. Isto é uma medida de segurança para que todos na sala de cirurgia saibam qual o lado a ser operado.
Após a cirurgia
Após a cirurgia você será levado para a sala de recuperação pós anestésica ou para a unidade de terapia intensiva ( UTI) nesta última, apenas se houver indicação prévia pelo parecer do cardiologista ou intercorrência durante a cirurgia. Tal decisão será tomada entre o seu médico assistente e o médico anestesiologista. Uma das mais importantes funções destas unidades são os cuidados pós- operatórios, como o manejo da dor e vômitos que possam ocorrer após acordar do procedimento. Enfermeiros e médicos irão monitorar sua pressão sanguínea, pulso, sinais de alerta, dor e conforto do seu pós- operatório, além de algumas medicações a serem administradas.
O tempo de permanência nestes locais varia. Quando o anestesiologista ou o intensivista decidirem que você está apto para deixar a sala de recuperação pós anestésica ou a UTI, você será levado de volta ao quarto. Seus parentes poderão ser informados pelo corpo de enfermagem quanto tempo levará até você retornar ao quarto.
Após o retorno ao seu quarto
Após a cirurgia os cuidados com você incluem:
- Sua pressão sanguínea e pulso, a cor, aquecimento , movimentos e sensações da sua perna , calcanhar e pé, bem como o curativo da sua cirurgia serão checados nas primeiras 24 horas. Relate sobre dormência, dor ou formigamento da sua perna , pé ou calcâneo.
- A grade de proteção ao lado da sua cama pode ser erguida para a sua maior segurança.
- Você receberá fluidos intravenosos durante os 2 ou 3 dias que se seguem à cirurgia. Informe ao seu médico se você tiver dor ou vermelhidão ao redor da punção venosa.
- Os antibióticos para prevenir a infecção são administrados rotineiramente.
- Um ou dois pequenos drenos de sucção podem ser usados para drenar o sangue e líquidos da área da ferida operatória. Tais drenos serão removidos entre 12 a 48 horas a depender da queda da drenagem.
- Um tubo chamado de Sonda vesical poderá ser inserido em sua bexiga para drenar a urina durante e após o procedimento. Tal sonda poderá dar a sensação de bexiga cheia com vontade de urinar . Se você sentir isto ou algo de errado com a sonda comunique ao seu médico assistente. O tempo de permanência desta sonda varia, mas geralmente será deixada de 24 a 48 horas.
- O volume de urina e a quantidade do dreno serão aferidos pelo corpo de enfermagem.
- Um membro da sua família ajudará você, junto com o corpo de enfermagem, a escovar os dentes e tomar banho.
Dor e Desconforto
É normal sentir dor ou desconforto após a cirurgia. Se você sentir dor será medicado de acordo com a prescrição médica. Porém se a dor não for controlável com as medicações, comunique ao corpo de enfermagem e este entrará em contato com seu médico assistente. Fale ao seu médico assistente sobre algum outro desconforto como náuseas ou vômitos após alguma medicação.
Frequentemente, bolsas de gelo são usadas para diminuir a dor e o edema na ferida operatória.
Acessórios para a circulação.
Tais acessórios são usados para ajudar o sangue retornar para o coração e diminuir o risco de trombos enquanto você estiver hipoativo após a cirurgia. Meias de suporte constituem em um tipo de acessório.
Você as usará durante a estadia hospitalar e durante alguns dias no pós operatório até o seu retorno ao consultório. Durante a sua hospitalização seu médico assistente permitirá a remoção por algum tempo. Aproximadamente 3 vezes ao dia por 30 minutos. Seus familiares serão orientados como remover e recolocar as meias. Dois pares são o ideal, já que você poderá lavar um enquanto usa o outro.
Aparelhos de compressão constituem outro tipo de acessório para a circulação que o seu cirurgião poderá recomendar durante a sua estadia no hospital.
A prevenção química para trombose será mantida por 28 dias através da via subcutânea (injeção na barriga) ou 1 comprimido ao dia via oral. Seu médico prescreverá no momento da alta.
Sua equipe médica poderá ajudá-lo da seguinte maneira:
- Respondendo suas questões
- Seguindo as orientações que foram programadas para a sua recuperação
- Ajudando você a aprender seus cuidados básicos
- Ajudando você a se levantar e deitar na cama e orientando seus familiares a fazer isto em casa até que você esteja apto a fazer sozinha.
- Mostrando a sua família e amigos formas de participar dos seus cuidados quando você sair do hospital. Isto inclui maneiras de trocar a roupa, aplicar as meias de compressão e uso de acessórios corretamente.
- Sugerindo formas de ajudar você e sua família enquanto você estiver se recuperando.
Fisioterapia
A seguir da sua cirurgia, seu cirurgião irá encaminhá-lo ao serviço de fisioterapia e reabilitação. Na primeira consulta, você será avaliado por um(a) fisioterapeuta especializado. Seu cirurgião junto com a fisioterapia irão desenhar o melhor plano terapêutico para a sua reabilitação.
Para melhorar seu conforto durante os exercícios e caminhadas, você poderá consultar seu médico sobre as medicações que poderá utilizar para alívio da dor. Isto irá ajudá-lo a ser capaz de participar completamente da sua fisioterapia.
Leve seus acessórios de casa, como bengala, muleta ou andador para a clínica de fisioterapia para que o profissional o ajude para o correto tamanho e uso seguro dos mesmos.
Tais acessórios permitem você caminhar suportando parte do seu peso em seus braços, evitando pôr todo seu peso na sua perna operada. O profissional de fisioterapia vai ensinar você a usar os acessórios bem como o quanto de carga poderá usar para apoiar sua perna no chão. À medida que você se sentir mais confortável, será permitido caminhar na unidade de fisioterapia com assistência profissional.
Seu fisioterapeuta ensinará exercícios de panturrilha e quadríceps (coxa) e recomendará o número de repetições e local a ser feito. Instruções para exercícios adicionais em casa poderão ser prescritos por seu médico para realizá-los em casa.
Plano de Recuperação.
A meta da sua recuperação é torná-lo independente o mais breve possível nas suas atividades pessoais e diárias. Sua participação, bem como das pessoas que irão ajudá-los serão vitais para sua melhora e sua independência. A sua participação , bem como das pessoas que irão ajudá-lo em casa será vital para a sua recuperação.
Dia da Cirurgia
Você poderá sentar numa cadeira, a depender da sua recuperação, se seu médico assim permitir. NÃO LEVANTE DA CAMA SEM ASSISTÊNCIA.
Você, junto com seu médico assistente determinarão o quê e quando poderá comer após o procedimento. Normalmente 2 a 3 horas depois da chegada ao quarto.
Primeiro dia pós operatório
- Você e sua família participarão dos seus cuidados diários (Tomar banho,escovar os dentes , pentear os cabelos…)
- Você poderá sentar com auxílio. NÃO LEVANTE SEM ASSISTÊNCIA.
- Você iniciará o programa de fisioterapia ainda no hospital.
- Quando você não estiver fazendo fisioterapia ou sentado na cadeira você poderá descansar em sua cama.
- Você permanecerá com a veia puncionada , em média , por 48 horas , tempo necessário para o uso de antibióticos para prevenção de infecção.
- Seu dreno poderá ser retirado, a depender do quanto foi drenado em 24 horas. Na maioria dos casos a utilização de dreno não é necessária .
- É recomendável o uso de cadeiras higiênicas ou adaptadores para tornar o vaso sanitário mais alto. Os vasos convencionais são baixos demais e podem causar luxação da prótese ao sentar.
- Você poderá usar roupas leves evitando a pressão na ferida operatória.
Segundo dia pós operatório
- A depender da sua recuperação , você poderá ter alta já neste dia.
- Sua fisioterapia continuará .
- Você poderá andar com auxílio de muletas ou andador e sob a orientação do seu médico assistente.
- Você poderá ir ao banheiro com assistência do corpo de enfermagem e com uso de muletas
- Você poderá ter alta para o dia seguinte junto com sua família. Alguns cuidados serão orientados para casa.
Recuperação e Instruções para casa
O tempo de recuperação após uma artroplastia total varia. O seu grau de atividade antes da cirurgia será determinante para ajudar a recuperar mais rápido. Atividade e exercícios devem fazer parte da sua rotina diária. Isso ajudará a melhorar a musculatura, bem como lhe dar segurança para o uso da sua “nova articulação”.
- Muletas ou andadores são essenciais para dar segurança e estabilidade enquanto você recupera a musculatura e partes moles ao redor da cirurgia. Siga as instruções do seu médico assistente sobre o quanto você poderá pôr de carga na perna operada .
- Caminhe pelo menos 4 vezes ao dia e se sentir capaz, aumente a distância e a frequência.
- Deite de costas, a menos que seu médico indique outra posição. Aguarde até as novas instruções que serão dadas pelo seu médico na consulta de retorno. Desta feita, você poderá deitar sobre o lado oposto ao operado e com um travesseiro entre as pernas, para manter as pernas levemente abertas.
- Use um adaptador para o vaso sanitário, tornando-o mais alto. Isto vai ajudá-lo a usar o vaso mais facilmente e evitar luxação da prótese. Em banheiros públicos, tente usar o toalete dos deficientes físicos com um vaso sanitário mais elevado.
- Suba escadas conforme seu fisioterapeuta indicar.
- Antes de sair do carro, recline o banco e ponha-o para trás de forma que tenha mais espaço para suas pernas. Quando entrar no carro, sente e ponha as nádegas para trás e tenha sempre alguém para ajudar a levar suas pernas juntas para dentro do carro. Mantenha suas pernas afastadas e seu tronco reclinado de forma que seu quadril não ultrapasse 90 graus de flexão. Quando estiver viajando em um carro, pare para alongar-se e caminhar por uma ou duas horas para evitar formação de trombos na sua perna.
- Continue a usar as meias de compressão elásticas diariamente até a sua consulta de retorno. Remova suas meias por 30 minutos aproximadamente. 2 vezes ao dia .
Consuma regularmente os seguintes alimentos que contém moderada ou alta quantidade de vitamina K. Aspargo Abacate Brócolis Couve Repolho Feijão Fígado Alface
- Evite bebida alcoólica no período em que estiver usando a medicação para prevenção de trombose venosa ( Período de aproximadamente 28 dias).
- Se possível consulte uma nutricionista a fim de evitar o ganho de peso no período de recuperação. Isto ajudará na orientação de sua dieta também para complementação alimentar.
Controle da Dor
Seu médico assistente ajudará no controle da sua dor. Você será receitado no momento da alta hospitalar e tomará um medicamento analgésico durante os primeiros dias pós operatório. Após estes dias , a dor tende a diminuir e caso haja aumento progressivo da dor contacte o seu médico assistente. Se você usava AAS no pré operatório e suspendeu conforme orientação médica, retorne a usá-lo apenas quando liberado pelo seu médico assistente.
Gelo, e não calor.
Pelas próximas 6 semanas aplique bolsas de gelo em seu quadril, de acordo com as orientações do seu médico assistente, antes e depois dos exercícios que irá fazer a fim de reduzir o edema e a dor. Não use calor, pois isto irá aumentar o edema de seu quadril.
Cuidados com a ferida operatória.
Siga as seguintes instruções para os cuidados com a ferida:
- Durante o banho, retire o curativo, lave a ferida normalmente com água e sabonete neutro (Protex).
- Após o banho, molhe gases com soro fisiológico e passe sobre a ferida 4 vezes. Seque adequadamente e aplique gaze seca e esparadrapo micropore na incisão. Repita o processo no mínimo 2 vezes ao dia.
- Seus pontos irão ser removidos entre 10 a 15 dias, após a sua consulta de retorno.
- Não deixe bater sol na ferida, pois ela poderá adquirir coloração escura e aspecto indesejado.
Cuidados com procedimentos médicos ou odontológicos.
Avise ao seu dentista ou médico que você tem uma prótese de quadril. Enquanto não se souber sobre a necessidade ou não de antibióticos, use tais medicamentos para os seguintes procedimentos:
- Procedimento dentário
- Sonda Urinária
- Cirurgia de qualquer tipo
- Qualquer procedimento invasivo, onde um instrumento ou tubo é inserido em seu corpo, como proctoscopia, colonoscopia e cistoscopia.
Antibióticos Recomendados
Procedimentos dentários e na cavidade oral
Amoxicilina 2g tomados oralmente 1 hora antes do procedimento
Procedimentos do Aparelho Genito urinário e gastrointestinal
Amoxicilina 2g tomados oralmente 1 hora antes do procedimento
OBS: Se você não puder tomar amoxicilina por ser alérgico a penicilina, por favor entre em contato com seu médico assistente ou dentista. Há alternativas para o seu caso.
Quando Contactar o seu médico assistente
Contacte seu médico se algum dos eventos abaixo acontecer:
- Febre ( temperatura acima de 38 graus Celsius).
- Dor progressiva que não melhore após o uso da medicação recomendada para dor.
- Drenagem de pus, mal cheiro, vermelhidão, inchaço, calor progressivo na sua ferida ou na perna operada.
- Infecção do trato urinário, bronquite ou qualquer tipo de infecção
- Dor ou edema na coxa ou panturrilha da perna operada
- Sangramento nasal, sangue na urina ou hematoma súbito na ferida operatória.
- Se você cair.
- Dor súbita no quadril.
- Encurtamento da sua perna.
- Incapacidade para deslocar a sua perna
- Deformidade na articulação do quadril.
- Incapacidade de pisar na perna operada, se já estava pisando anteriormente.
Todas as dúvidas devem ser retiradas antes da sua cirurgia com o seu médico assistente.